quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Revelando os Brasis

O que é o Revelando os Brasis?

Revelando os Brasis tem por objetivo promover a inclusão e a formação audiovisuais por meio do estímulo à produção de vídeos digitais. Dirigido a moradores de municípios brasileiros com até 20 mil habitantes, o projeto contribui para a formação de receptores críticos e para a produção de obras que registrem a memória e a diversidade cultural do País, revelando novos olhares sobre o Brasil.

Como funciona o projeto?

A partir de um Concurso de Histórias destinado somente a moradores de municípios com até 20 mil habitantes, os interessados enviam textos contando as histórias (reais ou de ficção) que gostariam de transformar em vídeo. Quarenta histórias são selecionadas, e seus autores participam de oficinas preparatórias de roteiro, direção, produção, fotografia, som, edição etc. Na etapa seguinte, os selecionados colocam em prática o aprendizado recebido, retornando a suas cidades para a realização dos vídeos.

Como os vídeos são feitos?

Cabe a cada selecionado organizar a produção local, coordenando o trabalho de sua equipe e dos colaboradores, além de dirigir e editar os vídeos. Nessa fase, eles contam com o apoio de uma produtora regional contratada pelo projeto. Cada vídeo tem até 15 minutos de duração.

Como é a participação das cidades?

A participação das comunidades começa na pré-produção dos vídeos, quando os selecionados mobilizam os moradores por meio de reuniões, palestras e convocações pelas rádios comunitárias. Familiares, amigos, vizinhos e artistas locais são estimulados a integrar as equipes, desempenhando funções artísticas, técnicas e de apoio.

Revelando II em números

• 870 inscrições recebidas de todo o Brasil; 

• 40 autores selecionados;

• 21 Estados participantes;

• Minas Gerais é o que mais teve histórias selecionadas (5), seguido de:
Bahia, Paraíba e Rio Grande do Sul (4)
Pernambuco (3)
Pará, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo (2)
Acre, Alagoas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe (1)
• Só moradores de municípios com até 20 mil habitantes podem participar do projeto;

• Dos mais de 5 mil municípios brasileiros, cerca de 4 mil têm até 20 mil habitantes.

• 33 dias foi o tempo que a comissão de seleção levou para escolher as histórias;

• 49 dias foi o tempo transcorrido entre o final dos cursos preparatórios e a entrega do primeiro vídeo finalizado;

• O projeto finalizou 19 ficções, 19 documentários e 1 animação;


Veja no site oficial

Revelando os Brasis Ano III


Isso aí, o Revelando os Brasis chega à sua terceira temporada.
Neste ano, foram selecionadas 40 histórias que agora estão em sua fase de produção. Vamos acompanhar todo este processo por aqui no blog, não deixem de nos colocar em seus favoritos e de nos visitar de vez em quando para saber as novidades. Um grande abraço.
http://revelandoanotres.blogspot.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Cacique Seattle

"A terra não pertence ao homem; é o homem que pertence à terra. Disto temos certeza. Todas as coisas estão interligadas, como o sangue que une uma família. Tudo está relacionado entre si. O que fere a terra fere também os filhos da terra. Não foi o homem que teceu a trama da vida: ele é meramente um fio da mesma. Tudo o que ele fizer à trama, a si próprio fará". Trecho da carta do Cacique Seattle ao Presidente dos EUA em 1855.

Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template