domingo, 4 de janeiro de 2009

Sustentabilidade

Nas últimas décadas, pessoas ou grupos têm se esforçado para assegurar o bem-estar das gerações atuais e futuras. Por necessidades urgentes, a preservação do meio ambiente e a promoção da qualidade de vida, por exemplo, tornaram-se temas fundamentais na conscientização dos indivíduos em prol de um planeta mais saudável.

Partilhar a visão humanista significa participar e promover uma sociedade empenhada na edificação da paz. O humanismo, de acordo com o contexto histórico, apresenta e interpreta a realidade social, por meio de ações produzidas e estabelecidas pelo homem em seu ambiente.

O humanismo não caminha sozinho. Com ele, estão diversos conceitos que visam a melhorar a realidade social. Nesse aspecto, pequenas atitudes individuais são o exercício da cidadania.

Exercer a cidadania é cumprir direitos e deveres com a sociedade. O ser humano possui a capacidade intelectual para promover ações que contribuam para o conforto de todos. Um indivíduo politizado, que adota posturas éticas, faz a diferença quando se compromete socialmente.

Humanismo no meio ambiente


A intervenção de agentes sociais exige postura fundamentada nos valores éticos para promover o desenvolvimento da sociedade. Diversificadas realizações do homem refletem na condição de vida que ele mesmo determina. Basta observar o meio ambiente; nele, todos os seres vivos se inter-relacionam. É preciso preservá-lo. Cuidar do meio ambiente significa cuidar de si próprio.

No entanto, no cotidiano, as pessoas prejudicam o espaço com pequenas ações. O simples ato de jogar papel na rua, despejar óleo comestível na pia da cozinha ou abusar da utilização da água pode ocasionar enchentes, poluição e falta de água.

Pensar na saúde do planeta é pensar no futuro - um futuro saudável, planejado de modo consciente. A criação e o estabelecimento de um ambiente sustentável se dão, quando as instituições sociais entram em sintonia pelo bem comum. Independentemente de raça ou crença, busca-se melhor condição de vida para todos.

Uma sociedade empenhada possui a capacidade de transformar efetivamente os problemas. Basta mudar os hábitos. De nada adiantará colaborar com a preservação do meio ambiente se o indivíduo não mudar e não se conscientizar de suas ações.

0 comentários:

Postar um comentário

Cacique Seattle

"A terra não pertence ao homem; é o homem que pertence à terra. Disto temos certeza. Todas as coisas estão interligadas, como o sangue que une uma família. Tudo está relacionado entre si. O que fere a terra fere também os filhos da terra. Não foi o homem que teceu a trama da vida: ele é meramente um fio da mesma. Tudo o que ele fizer à trama, a si próprio fará". Trecho da carta do Cacique Seattle ao Presidente dos EUA em 1855.

Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template