domingo, 2 de novembro de 2008

Denúncia a Corte Penal Internacional (CPI)

Até quando o mundo verá crimes contra a humanidade, semelhantes a estes abaixo noticiados? O totalitarismo ainda é uma praga existente e precisa ser combatido.
Direito humanos devem ser respeitados e uma prática usual. A força opressora ncessita ser derrubada, nós os humanos, devemos praticar a humanidade na sua essencia.
A humanidade é humana e nao gado, ou qualquer outro animal irracional... a humanidade precisa respeitar a humanidade! Pecisa respeitar a Vida, nao só dos humanos, mas qualquer tipo de vida do planeta e existente no planeta.
Denunciar é importante!!!
...

KINSHASA (AFP) - A Federação Internacional de Ligas de Direitos Humanos (FIDH) denunciou neste sábado "graves violações em massa dos direitos humanos" no leste da República Democrática do Congo (RDC) sobre as quais a Corte Penal Internacional (CPI) "deveria investigar publicamente".

Os confrontos, na província de Kivu Norte (leste da RDC) desde o final de agosto entre os rebeldes de Laurent Nkunda e o exército congolês "estão acompanhados desses crimes", afirmou a FIDH em comunicado recebido em Kinshasa.

Segundo a nota, desertores do exército "estariam realizando saques, execuções sumárias e violações contra as populações civis" em Goma, a capital de Kivu Norte, e seus arredores.

Rebeldes de Nkunda também estariam cometendo atos de violência "nos territórios sob seu controle, como saques nos campos de deslocados de Kibati e Rutshuru", situados ao norte de Goma.

A CPI é o primeiro tribunal permanente encarregado de julgar os autores de genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra e já abriu duas investigações sobre a RDC.

Já o instituto de análises de conflitos International Crisis Group (ICG) pediu neste sábado que se nomeie um enviado especial da ONU para o leste da RDC, para a aplicação da declaração de Nairóbi (novembro de 2007) e do acordo de Goma (janeiro de 2008), que "representam a base para resolver a atual crise".

Segundo o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, os conflitos entre forças rebeldes e o exército na República Democrática do Congo causaram uma catástrofe humanitária no país.

Assassinatos e estupros são uma constante e a ajuda humanitária não chega aos desabrigados.

Segundo o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, a prioridade agora é fornecer comida, remédios, abrigo e alguma forma de segurança aos civis que foram forçados a deixar suas casas.

0 comentários:

Postar um comentário

Cacique Seattle

"A terra não pertence ao homem; é o homem que pertence à terra. Disto temos certeza. Todas as coisas estão interligadas, como o sangue que une uma família. Tudo está relacionado entre si. O que fere a terra fere também os filhos da terra. Não foi o homem que teceu a trama da vida: ele é meramente um fio da mesma. Tudo o que ele fizer à trama, a si próprio fará". Trecho da carta do Cacique Seattle ao Presidente dos EUA em 1855.

Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template